Consequências de dormir pouco


É preciso se organizar para dormir sete horas por noite 
Foto: Danilo Borges
Restringir as horas de descanso um dia ou outro causa fadiga, irritação, dores no corpo, alterações repentinas de humor e lentidão de raciocínio.
Mas dá para se livrar desses problemas ao compensar o sono perdido na semana seguinte — isso não significa dormir por 12 horas ininterruptas. O correto é estabelecer uma rotina que contemple aquelas sete horas de repouso necessárias e segui-la todos os dias.
“Isso estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer, e impede a liberação exagerada de cortisol, hormônio do estresse”, explica Renata Federighi. Agora, se esse comportamento se tornar um hábito é encrenca na certa.
“A privação do sono contínua compromete o sistema imunológico e favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e gastrointestinais”, alerta Renata Federighi. “O diabetes e a hipertensão também entram nessa lista”, complementa Geraldo Rizzo. Então, se você anda trabalhando demais ou saindo todos os dias com os amigos em detrimento de um tempinho embaixo dos lençóis, reorganize sua agenda.
Fonte- Revista Corpo a Corpo | Ed. 296