
1) Ao provar, os sapatos precisam estar um pouco largos para não apertar os pés depois
Errado. O solado precisa ter o formato aproximado do pé, nem mais nem menos, ou ficará desconfortável caminhar .
2) Depois da adolescência, calçaremos o mesmo número para sempre
Errado. Segundo a ortopedista Cibele Réssio, especialista em pés e tornozelos e docente da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, a partir dos 20 anos 90% das pessoas aumentam o número do pé. "Da mesma maneira que nos pesamos, também precisamos medir os nossos pés com frequência. Só assim compraremos o calçado adequado", diz ela.
3) Mulheres grávidas podem calçar até dois números a mais do que antes da gestação
Correto .E isto acontece não apenas pela retenção hídrica, que costuma ocorrer na gravidez, mas também pelo relaxamento dos ligamentos do tornozelo, reação automática do corpo para auxiliar no trabalho do parto.
4) Só sapatos muito apertados dão problema
Errado. Os folgados costumam provocar bolhas bastante dolorosas, resultado do atrito da pele com o calçado. "O calcanhar nunca pode sair do sapato", afirma o ortopedista Fabiano Nunes, do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo.
5) O tipo de pisada não interfere na hora de comprar calçados
Errado. De acordo com o ortopedista Fabiano Nunes, há três tipos de pisadas: normal, em que a pessoa pisa com o meio do pé, distribuindo equilibradamente o peso corporal; supinada, quando se pisa mais com a lateral externa do pé, com impulso no dedinho; e pronada, em que a pessoa joga o peso para a parte interna do pé, tomando impulso com o dedão. Quem tem pisada pronada, precisa de mais estabilidade no calçado, portanto não é indicado utilizar sapatos e sandálias macios demais, eles precisam ser firmes. Já a pisada supinada acaba gerando uma sobrecarga grande de peso na parte interna dos pés, e nesse caso o mais indicado é o calçado macio. A pisada normal se adapta a qualquer tipo de produto.
6) O melhor momento para se comprar calçados é no final da tarde ou à noite.
Certo. Se alguém comprar um belo scarpin pela manhã para ir a uma festa à noite, é provável que tenha problema. "O pé dilata no final do dia", diz o médico Fabiano Nunes.
7) A ponta dos dedos não pode encostar no final do calçado
Certo. Na hora da compra, é importante verificar se há uma distância de, aproximadamente, 1,5 cm entre os dedos e ponta do sapato. "Os dedos precisam desse espaço para se movimentar dentro do calçado. Se estão muito rentes à ponta, serão comprimidos, o que pode gerar calos e deformações", fala Cibele Réssio, ortopedista e docente da Unifesp.
8) Apenas sapatos muito apertados provocam calos
Errado. Os sapatos de salto alto costumam provocar calos também, já que os dedos precisam se movimentar mais do que o ideal para dar estabilidade ao andar.
9) As sandálias plataformas são seguras
Errado. Com salto, normalmente se tem mais cuidado ao andar. Com plataforma, há uma falsa impressão de segurança e não nos preocupamos tanto ao caminhar. E se o solado for estreito, a atenção tem de ser redobrada.
10) É preciso prestar atenção no taquinho (que fica na ponta do salto) na hora de comprar calçados
Certo. O taquinho deve sempre ser levado em consideração. "Nem todos são iguais, os emborrachados são mais estáveis, prendendo-se melhor ao chão", informa Lígia Villa, docente do curso técnico de design de calçados do Senai - Serviço Nacional da Indústria.
UOL