Veja quais são as cinco bebidas mais consumidas do planeta:
1- Cerveja
Como é feita? Com a fermentação da mistura de malte, lúpulo e água, que são os ingredientes básicos. Algumas receitas também levam trigo, arroz e até café.
Origem: A cerveja tem origem alemã, sendo que a Lei da Pureza da Cerveja foi escrita em 1516 na Baviera.
2- Vinho
Como é feito? Com o esmagamento e a fermentação do sumo de uva.
Origem: Existem várias histórias acerca da origem do vinho. A Bíblia diz que foi Noé que plantou um vinhedo e começou a produzir o vinho. Os gregos também reivindicam sua criação, dizendo que era a bebida dos deuses. No Egito antigo já havia registros de pinturas que mostravam o uso do vinho em celebrações. Também há indícios da origem do vinho nas culturas dos titias, babilônios e outros povos.
Como é feito? O soju é uma bebida feita do destilamento do arroz. Também pode conter, em sua composição, batata, batata doce, trigo e cevada. O teor alcóolico varia de 20% a 45%.
Origem: A bebida tem origem asiática, mais precisamente na Coreia.
4- Vodca
Como é feita? Assim como o soju, a vodca também é um destilado feito a partir do arroz, e que, para obter um sabor diferente, também pode ter outros ingredientes misturados à receita, como cevada, milho, trigo, centeio e ervas. Ela é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas.
Origem: A vodca é convencidamente originária da Europa Oriental (não se sabe ao certo se começou a ser produzida na Rússia, na Polônia ou mesmo na China ou no Japão, países asiáticos). Atualmente é a bebida nacional da Rússia.
5- Cachaça
Como é feita? A cachaça é um destilado feito a partir de cana-de-açúcar, leveduras e água. O caldo de cana é fermentado e depois segue para o processo de destilamento e maturação.
Origem: Os primeiros relatos sobre aguardente vêm dos egípcios e dos gregos! Mas foi aqui no Brasil que a cachaça se tornou a bebida conhecida que é hoje, com o produção iniciada nos engenho de açúcar do século 16.