Diferenças Entre Mania e Depressão

Diferenças Entre Mania e Depressão
Se hoje podemos fazer adiferença entre mania e depressão é graças à psicologia que tem ajudado muitas pessoas a não serem diagnosticadas erroneamente.
mania e a depressão representam os dois pólos de transtornos do humor. Estas são enfermidades psiquiátricas em que as alterações da emoção consistem em períodos de euforia (mania) excessiva ou de depressão, num período prolongado. Os transtornos do humor são também conhecidos como transtornos afetivos. Este termo afetivo se refere ao estado emocional que se manifesta através de expressões faciais e/ou gestos.
São dois extremos: depressão e mania, porém em ambas há uma perda da realidade como também uma má percepção de “quem eu sou”. O depressivo acha que não pode nada, já o maníaco acha que pode tudo.
Hábitos das pessoas maníacas ou depressivas
Um maníaco é uma pessoa que possui obsessão por algo ou por alguém. Seus sentimentos são exagerados e permanentes. Precisam ter tudo sob seu controle e são capazes de detectar qualquer mudança. Por exemplo: Quem entrou no meu quarto? Quem estava no meu escritório?
Não conseguem dormir e muito menos ter um sono tranquilo, ter relações sexuais ou sair de casa, sem primeiro haver tomado medidas de segurança. São metódicos. Repetem certas atitudes regularmente.
Estas pessoas não se contentam em fazer uma coisa uma única vez, por exemplo, ter certeza que fechou o gás ou que fechou a porta. Mesmo tendo certeza, eles voltam quantas vezes for preciso para verificar de novo e de novo… Basta que alguma coisa, que por mínima que seja saia do seu controle para que ele se angustie.
Somente um profissional da área pode diagnosticar o grau da depressão ou da mania. Hoje em dia esta ajuda é sempre bem vinda, pois estas pessoas podem aprender a lidar com estas situações. Por isso procure um especialista da área. E quanto mais cedo for diagnosticado, mais depressa a pessoa poderá se sentir melhor e viver plenamente, já que com estes problemas é bem difícil conseguir uma coisa tão simples: ser feliz!