Dieta em 2014? Inspire-se com 8 histórias de pessoas que emagreceram e mudaram suas vidas

Alice conseguiu emagrecer a tempo para o casamento, Geise perdeu peso e ficou mais disposta até para cuidar dos filhos, Felipe não só emagreceu como também passou a encarar provas de corrida, Suelen driblou as tentações da sorveteria da família e também enxugou o manequim. Essas e outras quatro histórias tem em comum a mesma meta: o desejo de mudar. Para todas essas pessoas, o emagrecimento, que antes era o objetivo principal, tornou-se uma consequência de algo muito maior. Se sentir bonito, ter mais energia, cuidar da saúde, ter mais autoestima, sair do sedentarismo fazem parte das transformações que vão além da perda de medidas. "A virada do ano coincide com o verão e nos expomos muito mais nessa época, o que é uma motivação externa a mais para emagrecer. Assim, a melhor maneira de manter o compromisso com a dieta, já que a motivação pode acabar, independentemente de nossa vontade, é propor mudanças realistas", explica o psiquiatra Adriano Segal, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). "Dividir o caminho em pequenas etapas torna mais fácil ver o sucesso alcançado". Até porque, cada vez que um desses passos for atingido, maior será a motivação para o próximo. Confira a história de oito pessoas que ao longo de 2013 se comprometeram a emagrecer de forma saudável e conseguiram realizar este objetivo, principalmente com mudanças na alimentação e exercícios. Esses homens e mulheres perderam no total 177 quilos e isto transformou a vida de todos eles. Veja o que fizeram para emagrecer e entenda que é possível chegar ao seu peso ideal em 2014!  
  • Felipe Ristow perdeu 32 quilos - Foto:Acervo pessoal
  • Alice perdeu 19 quilos com o Dieta e Saúde
  • Geise conseguiu perder 30 quilos - Foto: Acervo pessoal
  • Suelen perdeu 22 quilos em seis meses
  • Claudia perdeu 30 quilos comendo chocolate todos os dias - Foto: Acervo pessoal
  • Maria perdeu 20 quilos em seis meses - Foto: Acervo pessoal
  • Roberto perdeu 13 quilos com o triátlon - Foto: Acervo pessoal
  • Renata perdeu 11 quilos com acompanhamento de nutricionista - Foto: Acervo pessoal
 
 
DE 8
Felipe Ristow perdeu 32 quilos - Foto:Acervo pessoal

De sedentário a maratonista

Em oito meses foram 32 quilos perdidos. Mas o ponto da virada aconteceu mesmo em março de 2013. O administrador de empresas Felipe Luis Ristow, de 27 anos, morador de Joinville (SC), tinha um estilo de vida sedentário, porém, após ser convencido pela esposa a fazer uma caminhada, ele percebeu que aquilo o deixou com uma sensação boa e que não era tão difícil assim. "No dia seguinte, eu acordei empolgado e fui para uma pista recreativa praticar outra caminhada. No meio do exercício tentei correr, mas consegui somente uns 20 segundos. Isto foi o Xis da questão, entendi que tinha que mudar meu estilo de vida", conta Felipe.

A partir deste momento, ele começou a modificar os hábitos alimentares de acordo com receitas fornecidas pela nutricionista da esposa. Ele passou a comer de três em três horas, deixou de consumir frituras e refrigerantes, diminuiu a cerveja e investiu nos grelhados, frutas, verduras e alimentos integrais. "Também comecei a tomar café da manhã. Antes, minha primeira refeição era no almoço, então imagina o tamanho do prato que eu fazia", lembra Felipe.

A vida sedentária também ficou para trás. Ele começou a caminhar diariamente e aos poucos seu desempenho foi melhorando. "No início realizava uma volta na pista de 400 metros em oito minutos e hoje faço o mesmo trajeto em 1 minuto e 55 segundos. Corro entre 10 e 12 quilômetros em uma hora e estou bem", conta.

Tanto esforço valeu a pena. Felipe, que tem 1, 92 metro e pesava 130 quilos passou para 98 quilos. As suas taxas de colesterol e triglicérides que estavam desreguladas se normalizaram. "Eu, que no começo não conseguia correr, já até participei de uma maratona. Cruzar a linha de chegada foi muito gratificante", recorda.

Durante todo o processo de emagrecimento, Felipe contou com o apoio da esposa, que também mudou o estilo de vida e perdeu cerca de seis quilos. "A empolgação dela me contagiou. A reação que ela tinha com as minhas conquistas nos treinos me deixava animado", diz. As mudanças rápidas na balança também foram um estímulo para continuar no caminho certo. Em 30 dias ele já havia perdido 11 quilos. Além disso, a disciplina foi essencial para que ele não cedesse às tentações. "Sou recém-casado e quero muito ter uma vida longa e saudável, para isso tive que realizar mudanças", conta.