A raspagem e a escovação da raiz são técnicas não cirúrgicas comuns para prevenir a necessidade de procedimentos mais graves, tais como a cirurgia periodontal ou um canal de raiz.
Se seu dentista ou higienista dental recomenda estas técnicas, você deve prever que:
- Não sentirá nada. Será plicado um anestésico local para adormecer a zona.
- Raspagem: seu dentista ou higienista dental elimina a placa e o sarro das zonas por cima e por baixo da linha da gengiva.
- Escovação da raiz: seu dentista ou higienista dental usa ferramentas especiais para alisar os pontos ásperos nas raízes dos dentes. Este processo não só elimina as bactérias e ajuda a reduzir a acumulação de placa, mas, além disso proporciona uma superfície lisa para que as gengivas tornem a encostar-se nos dentes.
Depois de um procedimento de raspagem e de escovação da raiz, assegure-se de seguir as instruções de seu dentista e mantenha uma rotina de cuidado oral de escovação dos dentes duas vezes por dia e uso diário de fio dental. Se suas gengivas estiverem sensíveis depois do procedimento, prove um fio dental esponjoso, por exemplo Oral-B® Ultra Floss®, para evitar dor ao usar o fio dental.