A distribuição da incidência por município de residência mostra que as maiores incidências, até o momento, se concentram nos municípios da 3ª Região de Saúde e na Região Metropolitana.
Chikungunya e Zika
Quanto à chikungunya, em 2020 a Sesap confirmou 92 casos de um total de 347 notificações de casos suspeitos. Em 2019, nesse mesmo período, foram confirmados 68 casos de um total de 209 notificados.A distribuição da incidência de Chikungunya por município de residência mostra que as maiores incidências no ano 2020 se concentram nos municípios da 5ª Região de Saúde e na Região Metropolitana.
Em relação à Zika, em 2020 da semana epidemiológica 1 a 8 foram registrados 39 casos prováveis. No mesmo período de 2019, foram registrados 48 casos prováveis.
Previna-se conta o aedes aegypt
É importante lembrar que o período chuvoso continua, e a alternância com os dias de sol e calor formam o ambiente ideal para a proliferação do aedes aegypti. Os ovos do mosquito, quando entram em contato com a água, dão origem a novos mosquitos, e os ambientes quente e úmidos são ideais para que as fêmeas depositem seus ovos. Por isso, é importante adotar atitudes que evitem a proliferação do aedes:
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Denuncie focos do Aedes aegypt
Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, acione a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade para remover os possíveis criadouros.
Blog do BG