Liga contra a Violência vai ampliar proteção à mulher Projeto de Lei da Vereadora Carla Dickson (PROS)

A Câmara  Municipal de Natal aprovou em segunda discussão durante a  sessão ordinária desta quinta-feira (12), o Projeto de Lei nº 202/18, de autoria da vereadora Carla Dickson (PROS), que versa sobre a criação da Liga contra a Violência para proteger mulheres vítimas da violência doméstica. A iniciativa proposta pela vereadora, define um padrão de cuidados para as mulheres no município,  com o atendimento emergencial e especializado nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e também  nas maternidades.

O procedimento propõe   abranger orientação aos familiares e amigos; encaminhamento para os serviços adequados da rede de saúde (psicoterapia); e acionamento dos serviços de proteção social.


“Entende-se por violência, nesse contexto, o uso intencional de força física, ameaça contra si ou contra outrem, que pode ou não resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”, explicou a vereadora Carla Dickson, ao defender sua proposição.


“Salientamos a importância de conectar a rede de assistência e proteção intersetorial existente no município, de acordo com a necessidade de cuidados.



 No caso de violência contra crianças, adolescentes e mulheres, além da notificação compulsória é recomendado ao profissional de saúde acionar os órgãos competentes em virtude da legislação de amparo a esse público”, enfatizou.


Aprovado por unimidade pelos vereadores presentes na sessão, a matéria segue para sanção do chefe do executivo.