Governo estima que 14 milhões de pessoas ligadas ao CadÚnico superaram pobreza

 

O governo federal publicou nesta terça-feira (9) dados que apontam para a redução do número de pessoas em situação de pobreza. Segundo a publicação, o número das famílias registradas no CadÚnico (Cadastro Único) para receber programas sociais do governo, que recebiam até R$ 218 por pessoa, caiu 25%. Em maio de 2023, por exemplo, eram 26,1 milhões de domicílios nesta situação, contra 19,56 milhões em julho deste ano.


O governo explica que o dado representa que 6,55 milhões de famílias aumentaram o patamar de renda acima de R$ 218 por pessoa. Se for considerado o número de indivíduos, isso significa que 14,17 milhões de pessoas passaram a viver com renda maior.


Os dados são do Monitora MDS, ferramenta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que oferece informações, objetivos, metas e resultados alcançados das políticas públicas sociais.


Para o titular da pasta, Wellington Dias, “a renda é um componente fundamental para as pessoas terem acesso aos alimentos e o resultado é que, combinando desenvolvimento econômico e social, tiramos o Brasil do Mapa da Fome e as pessoas estão saindo da pobreza, seja pelo trabalho ou pelo empreendedorismo”.

R7.com